imagem-topo

03 Maio 2021

Homenagem ao Dia das Mães

Homenagem ao Dia das Mães

Por que manipular seu medicamento?

11 Fevereiro 2021

Como a Farmácia Flor Essência é atuante há 25 anos no mercado e possui alta experiência no setor de manipulação, com total responsabilidade e compromisso com seus clientes, neste artigo, explicará o que são os medicamentos manipulados e por que vale a pena adquirí-los.   De acordo com a legislação vigente, medicamentos manipulados são aqueles preparados diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico, a partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.   Eles apresentam diversas vantagens, que são evidenciadas abaixo:    • Segurança:    A produção de determinada medicação é seguramente controlada na farmácia de manipulação, pois o farmacêutico atua, rastreia e monitora todas as etapas da linha produção, do início à entrega, supervisionando e acompanhando principalmente o controle de qualidade de cada medicamento e/ou produto.   Além disso, os insumos utilizados, sofrem rigorosos critérios de qualidade, o fornecedor precisa ser qualificado e cada substância tem que acompanhar o laudo de análise de controle de qualidade com os resultados satisfatórios e referências do produto (todos esses aprovados pela ANVISA). Ao chegar a farmácia, passa por uma segunda análise de controle de qualidade e, se aprovado, segue para estoque.  Ou seja, o cuidado e a atenção durante todo o processo de fabricação garantem que sejam seguros e eficazes.   Ressaltamos que a farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados, garantindo assim a segurança do seu produto.   

Mitos e Verdades da Queda Capilar

28 Janeiro 2021

Atualmente, vê-se a existência de inúmeras superstições relacionadas ao cuidado com o cabelo e  a possíveis causas do organismo para a queda capilar. Para cessar suas dúvidas e informá-los  (as) corretamente sobre os motivos desse problema no corpo, a Farmácia Flor Essência verifica, a seguir, alguns desses mitos presentes na sociedade:   - Lavar os cabelos todos os dias causa a queda FALSO Você deve lavar seus cabelos sempre que sentir necessidade. Se você sente que deve lavar a cabeça sempre que entra no banho para poder se sentir bem, então lave. Não é esse ato que faz o cabelo cair. O cabelo cai na lavagem porque está programado para isso. Quando realizamos o ato de lavar, manipulamos mais o cabelo, o que faz que muitos desses cabelos que estão programados para cair se soltem no ato da lavagem. - Seu estilo de vida pode ser um dos motivos de sua queda capilar VERDADEIRO Sabe-se que pessoas com um estilo de vida saudável, apresentam menor chance de desenvolver problemas de saúde. Isso vale também para a questão dos cabelos. Um indivíduo com má alimentação, maus hábitos de sono, elevado nível de estresse e ansiedade, sedentarismo, tabagismo, alta utilização de álcool, provavelmente poderá desenvolver queda capilar. Além disso, pacientes que fumam ainda são mais predispostos a dermatites de couro cabeludo que também comprometem a qualidade dos cabelos.  

Argilas, uma alternativa natural e eficiente

14 Janeiro 2021

Alguma vez você já utilizou as argilas na sua rotina de cuidados com a pele? Caso não, explicitamos inúmeros benefícios e vantagens de utilizar essa alternativa natural no seu skincare.   As argilas têm seu uso relatado desde meados do ano 69 a.C. pela Cleópatra, rainha do Egito, que fazia uso de lama do mar morto para cuidar da pele, com a finalidade de mante-la bonita e saudável. De acordo com Hipócrates frequentemente considerado "pai da medicina", a natureza é capaz de curar doenças e manter o ser humano saudável. Ele utilizava a argila como forma de tratamento e ensinava seus alunos sobre a maneira adequada para utilizar,(de acordo com GOMES, R. K.; DAMAZIO, M. G. Cosmetologia descomplicando os princípios ativos)   As argilas são elementos e materiais naturais, obtidas de rochas sedimentares, com granulação fina, que se dissolvem ao longo dos anos devido a ação climática, a partir disso recolhe elementos da terra e metais, que irão formar a argila.    Os diferentes tipos de argila possuem elementos que vão agir sobre a pele de acordo com suas característica. Por serem minerais, apresentam componentes de grande valor em sua composição, que são responsáveis por suas propriedades e pelo uso para fins estéticos e terapêuticos. Exemplificando, o elemento ferro age como um antisséptico e como um catalizador de renovação celular, o silício com um fornecimento de reconstrução de tecidos da pele, hidratação e efeitos calmante; o zinco e magnésio são revigorantes.

Como Cuidar da Pele Oleosa

10 Janeiro 2021

Sabe-se que grande parte da população apresenta a pele oleosa, porém poucos conhecem suas características e os cuidados que devem ser tomados. Pensando nisso, escrevemos esta matéria para explicitar mais sobre o assunto. Esse tipo de pele apresenta um brilho excessivo e  um aspecto mais espesso, devido a produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.     A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, e comedões, popularmente conhecidos como cravos.   Muitos também possuem a pele mista, que apresenta essas características na “zona T” - testa, nariz e queixo- enquanto no restante ela pode ser seca ou normal.   Para normalizar essas características a pele oleosa demanda alguns cuidados específicos. É essencial ter uma rotina de cuidados básicos para que a produção de sebo seja controlada.  

Os benefícios da Vitamina C na pele

06 Janeiro 2021

As primeiras publicações referentes ao uso tópico da vitamina C (uso na pele) datam da década de 1960. Entretanto, só mais recentemente tem-se dado valor a essa via de aplicação.    À medida que a pele envelhece, ela se torna fina, e seu conteúdo de colágeno diminui progressivamente ao longo dos anos, sendo que essas alterações são aceleradas pela exposição aos raios solares, de forma crônica.    Por esse motivo, uma maneira de evitar isso e reparar alguns danos causados pelo envelhecimento, é a Vitamina C aplicada na pele.   A Vitamina C (Ácido Ascórbico) é o mais potente antioxidante da pele humana. Ela protege nossa pele do estresse oxidativo por doar elétrons que neutralizam os radicais livres e, com isso, previne o envelhecimento cutâneo. Além disso, é fundamental para a formação do colágeno, proteína que ajuda a estruturar e dar firmeza e elasticidade para a nossa pele.

Estresse no Cotidiano

07 Dezembro 2020

Atualmente, com a velocidade diária e pressão no mercado de trabalho, além da rapidez de recebimento de informações e relações humanas, vemos o aumento do fenômeno do estresse em uma rotina que demanda alto empenho e rapidez em qualquer atividade que um indivíduo tenha que realizar. Essa situação se mostra negativa tanto no aspecto psicológico quanto no físico de um ser humano, podendo resultar em futuros problemas na saúde de uma pessoa, como insônia, transtornos alimentares e, até problemas cardiovasculares. 

Dicas básicas para ter uma pele perfeita

26 Outubro 2020

A pele é o maior órgão do corpo humano, dividida em três camadas, sendo a primeira e a mais superficial a Epiderme, a segunda a Derme, e por último a Hipoderme. Ela é a grande barreira natural entre o organismo e o meio ambiente, tendo como principal efeito a proteção contra agentes externos. Sabe-se que com o passar dos anos, ocorre a progressiva perda de colágeno, fatores de hidratação naturais, e outros nutrientes intrínsecos e fundamentais para a saúde da pele. Tendo isso em vista, trazemos algumas dicas para auxiliar você, a ter aquela pele dos sonhos. Em primeiro lugar, ressaltamos que a pesar de em uma primeira instância, não ser tão evidente, a pele do rosto e do restante do corpo são bem distintas. Elas possuem diferentes tipos de Ph, o que faz com que seja necessário a utilização de diferentes produtos, específicos para cada área. Isso, as vezes pode parecer uma jogada de marketing das empresas, porém é realmente fundamental que você tanha diferentes produtos para cada região.

12