14 Janeiro 2021

Argilas, uma alternativa natural e eficiente

Alguma vez você já utilizou as argilas na sua rotina de cuidados com a pele? Caso não, explicitamos inúmeros benefícios e vantagens de utilizar essa alternativa natural no seu skincare.

 

As argilas têm seu uso relatado desde meados do ano 69 a.C. pela Cleópatra, rainha do Egito, que fazia uso de lama do mar morto para cuidar da pele, com a finalidade de mante-la bonita e saudável. De acordo com Hipócrates frequentemente considerado "pai da medicina", a natureza é capaz de curar doenças e manter o ser humano saudável. Ele utilizava a argila como forma de tratamento e ensinava seus alunos sobre a maneira adequada para utilizar,(de acordo com GOMES, R. K.; DAMAZIO, M. G. Cosmetologia descomplicando os princípios ativos)

 

As argilas são elementos e materiais naturais, obtidas de rochas sedimentares, com granulação fina, que se dissolvem ao longo dos anos devido a ação climática, a partir disso recolhe elementos da terra e metais, que irão formar a argila. 

 

Os diferentes tipos de argila possuem elementos que vão agir sobre a pele de acordo com suas característica. Por serem minerais, apresentam componentes de grande valor em sua composição, que são responsáveis por suas propriedades e pelo uso para fins estéticos e terapêuticos. Exemplificando, o elemento ferro age como um antisséptico e como um catalizador de renovação celular, o silício com um fornecimento de reconstrução de tecidos da pele, hidratação e efeitos calmante; o zinco e magnésio são revigorantes.

Argilas, uma alternativa natural e eficiente

Abaixo falaremos especificamente sobre o beneficio de cada uma:

 


- Argila Preta: Considerada como a mais nobre de todas, também conhecida como lama vulcânica, possui grande quantidade de materia orgânica, enxofre e titânio. Melhora a circulação sanguínea periférica,  favorecendo a renovação celular, combatendo a flacidez, as linhas de expressão e as rugas. Possui propriedades que ajudam a clarear a pele, além de tonificar, eliminar toxinas e ser indicada no tratamento de acne.

Argila Preta

 


- Argila Branca: A Argila Branca, também chamada de caulim, contém um percentual de alumina, caulinita e sílica significativo, além de pH muito próximo ao da pele, por esta razão é a argila mais suave de todas. Promove ações de adsorver oleosidade sem desidratar a pele,  além de suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. O manganês e o magnésio também estão presentes na sua composição, e esse fato torna a argila branca um ótimo anti-inflamatório, que pode ser aplicado nas peles acneicas. Ademais, pode também, ser utilizada por peles normais, mistas e oleosas.

Argila Branca

 


- Argila Roxa: A Argila Roxa age na hidratação e na síntese das fibras de colágeno. Tem ação rejuvenescedora e revitalizante. Ela também melhora o tônus muscular, a textura e a firmeza. Ela é rica em magnésio, substância que ajuda a estimular a produção de colágeno e dá firmeza para a pele, melhorando aquele aspecto cansado. Assim, é ótima para quem possui a pele seca, sensível e madura, além de pode ser aplicada em outros tipos de pele, como complemento para a rotina de cuidados.

Argila Roxa

 


- Argila Dourada: É rica em silício, titânio e potássio – minerais importantes na formação de colágeno. Provoca maior luminosidade na pele e tem uma boa capacidade de absorção e adsorção de impurezas, removendo os poluentes da pele e até do do cabelo, retirando o excesso de oleosidade e mantendo a hidratação. Devido a seu potencial de neutralizar as cargas positivas das impurezas,  a argila dourada promove o equilíbrio hídrico, lipídico e elétrico da pele e do cabelo. Ressaltamos que ela é natural e biodegradável.

Argila Dourada

 


- Argila Verde: Rica em minerais, a Argila Verde possui ação adstringente, remineralizante, desintoxicante, secativa e cicatrizante. Ela regula a produção sebácea, diminuindo a oleosidade e os poros dilatados, dessa forma auxiliando na redição de cravos e espinhas. Promove leve esfoliação, renovando a camada superficial da pele.  Inclusive, houve estudos com argila verde em peles acneicas e com cicatrizes causadas pela acne, que mostraram-se eficiêntes e benéficas na diminuição da acne e controle no surgimento de novos comedões e pápulas, além da diminuição da oleosidade e da melhora do aspecto da pele.

Argila Verde


 

CURTA E COMPARTILHE