11 Fevereiro 2021

Por que manipular seu medicamento?

Como a Farmácia Flor Essência é atuante há 25 anos no mercado e possui alta experiência no setor de manipulação, com total responsabilidade e compromisso com seus clientes, neste artigo, explicará o que são os medicamentos manipulados e por que vale a pena adquirí-los.

 

De acordo com a legislação vigente, medicamentos manipulados são aqueles preparados diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico, a partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.

 

Eles apresentam diversas vantagens, que são evidenciadas abaixo:

 

 • Segurança: 

 

A produção de determinada medicação é seguramente controlada na farmácia de manipulação, pois o farmacêutico atua, rastreia e monitora todas as etapas da linha produção, do início à entrega, supervisionando e acompanhando principalmente o controle de qualidade de cada medicamento e/ou produto.

 

Além disso, os insumos utilizados, sofrem rigorosos critérios de qualidade, o fornecedor precisa ser qualificado e cada substância tem que acompanhar o laudo de análise de controle de qualidade com os resultados satisfatórios e referências do produto (todos esses aprovados pela ANVISA). Ao chegar a farmácia, passa por uma segunda análise de controle de qualidade e, se aprovado, segue para estoque.  Ou seja, o cuidado e a atenção durante todo o processo de fabricação garantem que sejam seguros e eficazes.

 

Ressaltamos que a farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados, garantindo assim a segurança do seu produto. 
 

Por que manipular seu medicamento?

• Dose Ideal 

 

Os medicamentos industrializados são padronizados segundo a dose da substância por comprimido e a quantidade de pílulas por embalagem. Já, os medicamentos manipulados oferecem a quantidade exata das cápsulas e da substância prescrita para você.
 

• Custo menor para o paciente


Por ser feito na quantidade exata e eliminando custos como desenvolvimento e distribuição, entre outros, a manipulação é uma opção mais barata e ainda mais específica que o medicamento industrializado. O medicamento manipulado é feito na quantidade exata para o período do tratamento e assim não gera sobras e desperdício. 

 


• Opções de manipulação de cápsulas para veganos e vegetarianos

 

- CÁPSULA DE TAPIOCA
As cápsulas de tapioca são uma opção de cápsula vegetal que utiliza um polissacarídeo hidrossolúvel obtido da tapioca, através de um processo de fermentação natural. É obtida por processo 100% orgânico, sendo livres de glúten,e corantes sintéticos.


- CÁPSULA VEGETAL DE CLOROFILA
São cápsulas de coloração verde que contém o corante natural clorofila em sua composição. Existem farmácias que trabalham apenas com as cápsulas vegetais de clorofila, diferente do que é encontrado no mercado convencional, cápsulas tradicionais de gelatina com corante de clorofila.


- CÁPSULA VEGETAL
Visualmente são muito parecidas com as cápsulas gelatinosas, mas a grande diferença está na sua composição, que é feita totalmente de polímeros de origem vegetal, conhecido como hidroxipropilmetilcelulose (HPMC). As cápsulas vegetais são uma opção segura para aqueles pacientes que não ingerem produtos de origem animal.

 

Tendo em vista o exposto, deixamos um link com opções de fitoterápicos produzidos pela Flor Essência. Além disso, estamos a disposição em todos os nossos canais de atendimento, para poder satisfazer as suas necessidades. Venha manipular sua receita conosco!

 

Fitoterápicos
 

CURTA E COMPARTILHE